Separação do lixo: resíduos perigosos
É muito importante separar o lixo, garantindo que resíduos orgânicos e recicláveis tenham destino apropriado. Assim, parte do material descartado pode ser reaproveitado, reduzindo a quantidade de matérias-primas que precisam ser retiradas da natureza.
Além da separação entre orgânico e reciclável, é preciso tomar cuidado ainda com uma outra classe de resíduos que terminamos produzindo em nossas casas. Esses resíduos podem oferecer riscos à saúde humana e ao meio ambiente, e devem ser descartados em locais apropriados, como postos de coleta ou junto aos revendedores.
Esses resíduos podem ser:
Embalagens de remédios – existe uma infinidade de remédios, com compostos químicos muito diferenciados, que podem poluir solo e água se forem dispostos junto à natureza. Confira o que acontece no gráfico abaixo:
Vidros, potes, blisters ou qualquer tipo de embalagem que entrou em contato com os medicamentos deve ser recolhida em postos de coleta apropriados. O mesmo serve para medicamentos vencidos, que não podem ser consumidos em hipótese alguma e necessitam de uma destinação apropriada. Uma lista com postos de coleta pode ser conferida aqui.
Lâmpadas Fluorescentes – as lâmpadas ditas “econômicas” apresentam riscos ambientais se descartadas como lixo comum. Elas possuem mercúrio em sua composição, metal que oferece muitos riscos à saúde humana e de contaminação ambiental. Uma lista com os postos de coleta pode ser conferida aqui.
Resíduos eletroeletrônicos – aqui se enquadra uma grande variedade de aparelhos que empregamos no dia-a-dia, como celular, computador, televisão, máquina de lavar, etc. Muitos desses equipamentos possuem em sua constituição metais pesados como chumbo e cromo, que podem poluir o solo e a água se forem expostos ao ambiente. Por isso, é importante enviá-los para postos de coleta ou pontos de reciclagem quando não tiverem mais serventia, para que possam receber uma destinação adequada.
Pilhas e baterias – as pilhas e baterias podem possuir metais pesados em sua composição, que contaminam o ambiente e acumulam-se no organismo dos seres vivos, podendo gerar graves complicações de saúde. Alguns postos de coleta podem ser encontrados em supermercados ou em postos de coleta de resíduos eletroeletrônicos, porém isso varia de acordo com a região do país.

