O que significa dizer "fora"?
Em algum momento de sua vida, talvez alguém tenha lhe pedido para levar o lixo “para fora”. E lá foi você, sacolinha na mão, levar o lixo para a lixeira do prédio, o cantinho da calçada ou mesmo o pendurar na cerca de casa. E depois? Depois tem quem cuide, certo?
Mais ou menos. O material que é descartado não desaparece quando sai da nossa casa. Ele tem vários destinos, podendo terminar de uma esteira de reciclagem (sorte nossa) a um lixão ao céu aberto. Pode até mesmo terminar dentro de rios, sendo carregado para o mar e comido por algum animal que, acredite, não vai passar nada bem por causa disso.
Ou seja: só porque não está na nossa mão, não quer dizer que não seja nossa responsabilidade.
O lixo posto “fora” acaba voltando para nós, de certa forma, quando termina entupindo os bueiros das ruas (e gerando aquela enchente), quando é queimado no quintal e vira uma fumaça terrível (respirada por todos), quando termina no solo ou na água, tornando os impróprios para qualquer utilização.
Isso acontece por um simples motivo: vivemos em um planeta incrível, talvez o único nessa parte do universo capaz de abrigar a vida como a conhecemos. Ele é um sistema em equilíbrio, e por mais mágico que tudo isso possa parecer, simplesmente não admite que algo desapareça de uma hora para outra.
Assim, todas as decisões tomadas nesse planeta têm algum tipo de retorno, com resultados nem sempre muito agradáveis.
Olhe para a imagem abaixo e pergunte-se novamente: o que é “fora”?

