O que é um quilowatt? E um quilowatt-hora?
Você já deve ter ouvido falar em quiloWatt (kW) e quiloWatt-hora (kWh). Estes valores podem aparecer na conta de luz que chega à sua casa.
Por exemplo: tal aparelho consome "x" quilowatt. O quilowatt é um múltiplo do Watt, e equivale a 1000 Watt (do grego quilo, mil).
O Watt é a medida da potência no sistema internacional. Se define geralmente como Joule por segundo ou Newton vezes metro por segundo. Mas o que significa potência?
A potência é a medida do trabalho que um aparelho pode executar em um determinado tempo ou, em outras palavras, é a medida da rapidez com a qual é concluído um certo trabalho. Por exemplo, um pedreiro é capaz de levantar 240 quilos de sacos de concreto da base até o último andar de um prédio em construção; contudo, ele deverá levar os 12 sacos de 20 quilos um por um nas costas, subindo e descendo todos os andares cada ida e volta, demorando assim um dia inteiro.
Um guindaste, ao levantar todos os sacos de uma vez, no total, terá consumido a mesma energia que o pedreiro gastou em um dia inteiro, porém no decorrer de alguns minutos. No final, podemos afirmar que a potência desenvolvida pelo guindaste resultou muito maior do que a potência do pedreiro.
Nos aparelhos elétricos a potência dissipada se calcula com uma fórmula muito simples, P = I•V (ou P = (V^2)•R, P = (I^2)/R, que são fórmulas totalmente equivalentes), onde P é a potência, V é tensão e I é a corrente.
Um quilowatt-hora é a quantidade de potência dissipada em uma hora, ou seja, é uma potência multiplicada por um tempo.
Já que a potência é um trabalho (ou energia) dividido pelo tempo, multiplicando os dois termos temos um tempo ao numerador e ao denominador; simplificando, o que sobra é só o trabalho.
Logo, enquanto o Watt e o seu múltiplo quilowatt são medidas de potência, o quilowatt-hora é uma medida de trabalho (ou energia).
Um kWh corresponde a 3600 J (joules) ou 3,6 kJ no sistema internacional.
