top of page

Afinal, o que é aquecimento global?

 

A atmosfera terrestre é composta por diferentes gases. Alguns desses gases conseguem aprisionar parte da radiação solar que chega ao nosso planeta, fazendo com que o nosso planeta possua uma temperatura suficientemente alta para ser capaz de abrigar vida. Esse fenômeno de “aprisionamento” da radiação solar pela ação dos gases de nossa atmosfera é denominado efeito estufa.


Sem o efeito estufa, o calor proveniente da radiação solar seria facilmente dissipado para o espaço, e nosso planeta seria muito frio, impossibilitando que a vida tal qual a conhecemos existisse em nosso planeta.


Dentre os gases responsáveis pelo efeito estufa encontram-se o gás carbônico e o metano. Até pouco antes da Revolução Industrial, seus volumes na atmosfera encontravam-se mais ou menos estáveis, com oscilações provocadas apenas por eventos naturais.  Após a ocorrência do desenvolvimento industrial, no entanto, os valores começaram a aumentar rapidamente.


Veja no gráfico abaixo o que ocorreu com as concentrações atmosféricas de gás carbônico:

Por outro lado, veja o que ocorreu com a temperatura média mundial durante o período: 

Quando falamos de “aquecimento global”, falamos da intensificação do efeito estufa pela emissão em excesso de gases do efeito estufa para a atmosfera.  


O gás carbônico em excesso é emitido pela queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo, gás natural), queimadas e desmatamentos. Já o gás metano é produzido em grande número nas criações de gado (graças às bactérias existentes no aparelho digestivo dos animais). Além disso, entram para essa lista o óxido nitroso, o ozônio e os CFC’s.

Por que isso é um problema?


O aumento das temperaturas ao redor do planeta pode causar o derretimento de grandes massas de gelo, aumentando o nível dos oceanos. Considerando-se que grande parte da população mundial reside em zonas próximas à costa, ocorreriam graves problemas pela perda de território.


Além disso, as mudanças levam ao desequilíbrio da dinâmica climática a nível global, o que significa dizer que o comportamento do clima começa a tornar-se mais imprevisível. Alguns cientistas apontam para a possibilidade de aumento de eventos extremos, como chuvas em excesso ou períodos de seca prolongada.


Com a imprevisibilidade do clima, por outro lado, torna-se difícil a produção de alimentos para sustentar as populações. Com a segurança alimentar ameaçada, muitas regiões correm o risco de enfrentarem graves conflitos nos próximos anos, com migrações motivadas pela falta de condições de subsistência.


O que eu posso fazer a respeito?


É muito importante que os governos mundiais assumam responsabilidade para reduzir as emissões de carbono. Além disso, contudo, algumas atitudes podem ser tomadas a respeito, como reduzir o consumo de carne, utilizar transporte público ou bicicleta para locomoção e, principalmente, reduzir o consumo de bens desnecessários.


Fonte: aqui, aqui, aqui e aqui.

© 2014 por E Agora? - Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page